Dicas para acertar na iluminação de apartamentos pequenos

 em Dicas de Iluminação

A iluminação certa é uma boa aliada na hora de aproveitar bem todos os espaços, inclusive quando se trata de apartamentos pequenos, pois ela ajuda a valorizar o ambiente, móveis, detalhes, inclusive proporciona a sensação de maior espaço.

 

Normalmente a iluminação é um ponto que muitas pessoas não dão muita importância na hora de planejar a casa, mas definitivamente não pode ficar de lado.

É ela que caracteriza toda a decoração, e dá mais personalidade a cada ambiente.

Saber onde e o que aplicar a luz pode dar um ar de aconchego, ou estimular a atenção, tudo dependendo do cômodo e atividades praticadas nele.

Sendo assim, a luz pode elevar projetos a um patamar muito sofisticado, além de proporcionar ao morador a funcionalidade que ele precisa para cada ambiente.

Ter tudo isso em mente é o primeiro passo para fazer a escolha certa na hora de compor o projeto de iluminação de um apartamento.

Onde as pessoas normalmente erram?

É importante não generalizar, mas, muitas vezes falta ousadia e criatividade na hora de compor seu próprio projeto de iluminação decorativa. Há uma diversidade de plafons, pendentes, embutidos, arandelas, spots com diversas propostas, mas a maioria das pessoas opta por peças discretas – apenas embutidos ou plafons básicos, caindo em projetos muito padrão.

Uma dúvida comum é sobre a altura do pendente. Normalmente, indica-se a distância de 1m 50cm para mesas de jantar. Já em bancadas e quartos, depende muito do local onde está instalado e sua funcionalidade.

O mesmo vale para o tamanho da luminária, mas para salas ou quartos pequenos um plafon de 30×30 normalmente atende as necessidades.

Por fim, um ponto que faz toda diferença é a temperatura da cor. As cores consideradas “quentes” são aquelas que emitem a luz com uma tonalidade puxada para o amarelo. Elas transmitem sensação de conforto, por isso são recomendadas para quartos, salas de estar, salas de TV.

Já as lâmpadas com temperatura “fria”, com luz branca, é indicada para ambientes onde se executam tarefas que exigem atenção – cozinha, escritório, área de serviço, por exemplo.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário







Entre em contato
Informe seu nome e fone para ser redirecionado ao nosso atendimento via Whatsapp agora mesmo.